II Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros

O II Congresso da Central dos Sindicatos Brasileiros terminou no final da tarde do dia 26 de fevereiro de 2016, reunindo 1.363 dirigentes sindicais de todo o País, quando o então Presidente o Sindaergs, Adm. João Alberto Araújo Fernandes foi eleito segundo Vice-Presidente da CSB. Participaram do Congresso os Diretores do Sindaergs, Francisco A. A de Souza – Dir. Financeiro, Eliane Fortunato Brigoni – Diretora de Relações Trabalhistas e Institucionais e Alexandre Maia Tubino.- Diretor de Politicas Setoriais de Administração.

Durante o discurso após a eleição, Antônio Neto, agora reconduzido a presidência da CSB, afirmou que qualquer agradecimento que fosse feito seria pouco perto do que tem recebido dos sindicatos que ajudaram a construir a Central.

O Plano de Lutas, o Estatuto, as Teses e Moções da Central também foram aprovados durante o terceiro dia de evento. Ao todo, participaram do Congresso 703 entidades, 721 delegados, 354 observadores e 288 convidados. “Nós, da CSB, queremos fazer a diferença com relação às demais. Tive o prazer de visitar durante o último ano quase todos os estados do Brasil e os mais longínquos recôncavos desse País para conhecer de perto a realidade dos trabalhadores. Tudo o que pudermos fazer para fortalecer o movimento sindical brasileiro faremos. Essa é a prioridade dessa central. Nós fizemos questão de que cada sindicato filiado a nós estivesse aqui presente. Não há aqui grupos políticos, correntes ideológicas, religiosas, que agrupem os seus e os traga para cá. A principal tarefa da CSB é preparar o dirigente para lutar pelos trabalhadores. E este Congresso é a maior prova disto. Trouxemos os melhores palestrantes aqui”, afirmou o presidente da CSB.

União e crescimento

Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, afirmou que o povo vive em uma sociedade desigual e profundamente injusta. “A elite faz de tudo para nos tirar direitos. Portanto nosso desafio é muito grande. Mas estamos preparados para ele. Em novembro de 2011, fomos desafiados a fazer uma travessia. Hoje temos 620 sindicatos já validados; crescemos 20 vezes. É um crescimento extraordinário em quatro anos. Mas precisamos mais. É por isso que quero reforçar o desafio lançado pelo Chinelo, que cada um de nós traga mais sindicatos para a Central. Precisamos ampliar nossa capacidade de ação e intervenção, porque os trabalhadores precisam de nós”, salientou o dirigente.

O secretário de formação sindical, Cosme Nogueira, reafirmou a posição da CSB de lutar por um Brasil mais justo e mais igual. “Quando o ministro Miguel Rossetto anunciou que a Central conquistou assentos no conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador e no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, a emoção tomou conta de todos nós. Um filme passou em nossas cabeças sobre tudo o que enfrentamos. Começamos a ver o início da CSB, o processo de criação da Central e todas as lutas que tivemos. Nós viajamos o interior do Brasil inteiro lutando por todos os trabalhadores”, disse, orgulhoso.

Durante o evento, também foram aprovadas as receitas e despesas da Central no período de 2012 a 2015. Juvenal Cim, conselheiro fiscal, relembrou as lutas e as conquistas que a CSB teve, mesmo com poucos recursos. “Nos últimos quatros anos, nós só tivemos receita em um único ano, que foi em 2015. As nossas lutas e nossas conquistas foram possíveis porque tivemos o apoio de sindicatos que acreditaram em nós”, declarou.

Veja a galeria de fotos do 3º dia do II Congresso da CSB – 26.02.2016

Confira a lista dos membros da diretoria eleitos no II Congresso da CSB:

CARGO NOME ENTIDADE
Presidente ANTONIO FERNANDES DOS SANTOS NETO SINDPD/SP – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS E EMPREGADOS DE EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Presidente de Honra LUIZ SÉRGIO DA ROSA LOPES SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE VOLTA REDONDA
Vice-Presidente JOSE AVELINO PEREIRA STIMMEI – SINDICATO  DOS METALÚRGICOS DE ITATIBA E REGIÃO
Vice-Presidente JOAO ALBERTO ARAUJO FERNANDES SINDAERGS – SIND DOS ADMINISTRADORES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Vice-Presidente MARIO LIMBERGER FENATA – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS
Vice-Presidente ALFREDO FERREIRA DE SOUZA FETRAMESP – FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM GERAL, AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO NO COMÉRCIO DE CAFÉ EM GERAL E AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO DE ARMAZÉNS GERAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Vice-Presidente RITA DE NAZARE MELO DIAS SINDICATO DOS CONTABILISTAS NO ESTADO DO AMAZONAS
Vice-Presidente SERGIO GILBERTO DIENSTMANN FEDERACON/RS – FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO RIO GRANDE DO SUL
Vice-Presidente JAIR GOMES DE ARAUJO SINDCONT-SP – SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE SÃO PAULO
Vice-Presidente JOANA BATISTA OLIVEIRA LOPES SINDODONTO-PB – SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS DO ESTADO DA PARAÍBA
Vice-Presidente JOAO ANTONIO NUNES GOMES E SILVA SINDPD/SP – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS E EMPREGADOS DE EMPRESAS DE PROCESSAMENTO DE DADOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Vice-Presidente ROGERIO MARQUES NOE SCBH – SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE BELO HORIZONTE
Vice-Presidente ANTONIO JORGE GOMES SINTEC-RJ – SIND PROFISSIONAIS TECNICOS IND DE NIV MED EST. RJ
Vice-Presidente MILTON PESSOA CAVALCANTE FCNN – FCNN – FEDERAÇÃO DOS CONTABILISTAS DO NORTE E NORDESTE
Vice-Presidente JOSE SILVA FILHO SINDOPEM-ES – SINDICATO DOS TRABALHADORES IND. CONSTRUÇÃO PESADA ES
Vice-Presidente MARA LUCIA BITO LEGATZKI SINTEEE-RC – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO
Vice-Presidente ONEIDE DE PAULA FETRAMMASC – FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA MOVIMENTAÇÃO DE MERCADORIAS EM GERAL E AUXILIARES DA ADMINISTRAÇÃO DE ARMAZÉNS GERAIS, SIMILARES, CONEXOS E ASSEMELHADOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA – SC
Vice-Presidente VALDEMIR SOARES DE SOUSA – SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS E REFLORESTAMENTO PARA CARVÃO VEGETAL DOS ESTADOS DO PARÁ, MARANHÃO, TOCANTINS, MATO GROSSO E PIAUÍ
Vice-Presidente DIANYEIRE DIAS DE SOUZA SINTAP/MT – SIND.TRAB. SIST. AGRÍC.,  AGRÁRIO E PEC. DO ESTADO MT
Vice-Presidente JOAO BATISTA FERNANDES DE SOUSA SINCOJUST – SINDICATO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA NO ESTADO DO CEARÁ
Vice-Presidente FLAVIO WERNECK MENEGUELLI SINDIPOL/DF – SINDICATO DOS POLICIAIS FEDERAIS NO DISTRITO FEDERAL
Vice-Presidente LUIZ CLAUDIO DE BARROS STICEP – STICEP – SIND. TRAB. NA IND. CONST. ESTR. PAV. NO EST. GO.
Vice-Presidente FRANCISCO APARECIDO FELICIO SINDPAULISTA – SIND. DOS TRAB. EM EMPRESAS FERROVIARIAS PAULISTAS
Vice-Presidente ANTONIO JOSE BOM STRC – SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE CAPIVARI E REGIÃO
Vice-Presidente ARMINDA MOIA MARTINS SINDICATO DOS TRABALHADORES, INSTRUTORES, GERENTES, DIRETORES EM AUTO ESCOLAS – CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES CATEGORIA A E B DE TODAS AS DEMAIS CA
Vice-Presidente RAIMUNDO ALCIDETE DE LIMA SINDENAVE – SINDICATO DOS EMPREGADOS TERRESTRES DAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, FLUVIAL E LACUSTRE, DAS AGÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO E DAS OPERADORAS PORTUÁRIAS DO PARÁ