Seminário Transparência e Cidadania

Estão disponíveis os vídeos das palestras ministradas durante o Seminário realizado no dia 29 de agosto no Teatro Dante Barone:

Palestra Magna:
Maria Lúcia Fattorelli

Painel 2: Cidadania, Previdência e Justiça Social
Denise Genti

Dão Real Pereira dos Santos

Pedro Gabril

Com a presença do Presidente do Sindaergs, Adm. João A A. Fernande na mesa de honra, foi  realizado em 29/08/2016 o Seminário: TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA. Estiveram presente também o Conselheiro Paulo Roberto Pereita Machado e o Coord. Administrativo Clayton Debus.

O evento foi promovido pelo SINDAERGS, SENGE, AFOCEFE Sindicato, CEAPE Sindicato, FENASTC, e SINTERGS, com apoio da Assembleia Legislativa do RS, SIMPE, SINFRAJUFE, ASSUFRGS, ASAE, FESSERGS, SIMVETRS, SEMAPI e União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, com patrocínio da Rio Sul Seguros.

O Seminário discutiu temas relevantes para o enfrentamento da atual crise econômica e política que se abateu sobre o País e o Estado do Rio Grande do Sul. Na pauta, o sistema da dívida pública como um dos elementos centrais da crise, conforme já evidenciado em seminário pioneiro realizado pelo SENGE no mês de março. foram debatidos ainda a luta pela auditoria da dívida, a ampliação do controle sobre o Estado, a necessária revisão da matriz tributária visando torná-la mais justa e o chamado ‘déficit da Previdência’.