Seminário Transparência e Cidanania

SEMINÁRIO TRANSPARÊNCIA E CIDADANIA:
O evento foi promovido pelo SINDAERGS, SENGE, AFOCEFE Sindicato, CEAPE Sindicato, FENASTC, e SINTERGS, com apoio da Assembleia Legislativa do RS, SIMPE, SINFRAJUFE, ASSUFRGS, ASAE, FESSERGS, SIMVETRS, SEMAPI e União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, com patrocínio da Rio Sul Seguros.

O Seminário discutiu temas relevantes para o enfrentamento da atual crise econômica e política que se abateu sobre o País e o Estado do Rio Grande do Sul. Na pauta, o sistema da dívida pública como um dos elementos centrais da crise, conforme já evidenciado em seminário pioneiro realizado pelo SENGE no mês de março. Foram debatidos ainda a luta pela auditoria da dívida, a ampliação do controle sobre o Estado, a necessária revisão da matriz tributária visando torná-la mais justa e o chamado ‘déficit da Previdência’.

A programação do Seminário iniciou com a audiência pública da Comissão de Finanças da ALRS, presidida pelo deputado Luiz Augusto Lara, com a participação da auditora Maria Lucia Fattorelli em palestra sobre a Dívida Pública e o sistema financeiro, seguida de um grande debate. À tarde um importante painel sobre os temas Cidadania, Previdência e Justiça Social, teve a participação de Pedro Gabril, Dão Real Pereira dos Santos e Denise Gentil, em debate com a mediação de Josué Martins.

Estão disponíveis os vídeos das palestras ministradas durante o Seminário realizado no dia 29 de agosto no Teatro Dante Barone: Clique aqui.